Navegando pela internet encontrei uma dica super bacana, saiba alguns truques para adaptar seu novo animalzinho em casa. Essas dicas achei no GATINHARIA confira abaixo:
1) Caixa de areia e alimentação
Durante o processo de adaptação, é importante que você espalhe caixas de areia pela casa. Os gatos tem a tendência de estranharem o cheiro do outro gato em sua caixinha e ficarem bastante estressados, prendendo suas necessidades e às vezes até fazendo em lugares impróprios. O mesmo ocorre com a comida, pois os gatos possuem glândulas perto dos lábios que produzem seu cheiro característico, delimitando seu território ( e é por isso que eles vivem esfregando as bochechas nas coisas ). Por isso, pelo menos durante a fase de adaptação, espalhe potinhos de ração em diferentes locais, areias e potes de água. Garanta que seus bichos estão fazendo suas necessidades básicas, isso é o ponto inicial da adaptação.
2) Quartos separados
Não é bacana que os gatos fiquem presos em cômodos pequenos e separados, mas durante o processo de adaptação de felinos, isso pode ser usado como um aliado. Colocar os bichos em cômodos diferentes é bom, pois assim, o cheiro deles ficara por todo o cômodo. Depois, troque os animais de ambiente, alternando o quarto para que se acostumem com o cheiro um do outro. Procure fazer isso quando os gatos forem ficar sozinhos em casa, pois assim, quando você estiver em casa, pode deixá-los soltos e supervisioná-los.
3) Juntando os felinos
No processo de adaptação, é natural que ocorram brigas. Evite obrigar os animais a ficarem perto um do outro, mas procure colocá-los no mesmo ambiente com sua supervisão. É legal também divertir os gatinhos com brinquedos, alguns petiscos (eu recomendo fortemente peito de peru, eles adoram) para que eles associem a presença um do outro à algo bom.
4) Medo
Se o seu gato não consegue confiar em seu novo amigo não importa o que você faça, não obrigue ele a ficar perto do outro animal. Obrigar o gato a fazer algo que ele não quer é um grande erro que pode impedir pra sempre do seu gato querer se aproximar do outro. Cada gato tem seu tempo, a minha, por exemplo, demorou uns três meses para se acostumar ao meu novo gato. Já o meu gato mais velho, em dois dias estava feliz da vida brincando com o novo amigo. Procure SEMPRE garantir as necessidades básicas do seu animal. Se ocorrer qualquer alteração no apetite, no sono, se o pêlo parecer ensebado ou ele parecer triste, agressivo ou diferente demais, LEVE-O A UM VETERINÁRIO. Minha gata teve depressão por conta da chegada de um novo gato aqui em casa, mas com o tratamento certo, tudo ficou bem e os dois convivem numa boa.
5) Odores
Passar essência de baunilha nos gatinhos pode ajudar a mascarar o cheiro um do outro. Assim, se ele reconhecer o cheiro do outro amiguinho como o cheiro dele mesmo, perceberá que esse intruso é inofensivo. Esse truque eu aprendi com uma gateira aqui da internet mesmo, que inclusive, consultou uma veterinária para saber se podia fazer isso e a veterinária disse que não havia problema.
6) Acarinhar, brincar, amar
São as três coisas essenciais para fazer com gatinhos em adaptação. Aperte, esmague, penteie, amasse e dê todo carinho do mundo para ambos enquanto estiverem em sua presença. Tanto juntos, quanto separados. Assim, perceberão que o lugarzinho no seu coração que é deles, nunca será tomado por ninguém. Fora que, associando o novo companheiro a coisas boas como carinho, eles se sentirão mais confortáveis. Pentear os gatos juntos pode ser uma boa ideia. Trocar os paninhos de dormir dos gatos um pelo do outro também é bom.