A raiva é um vírus que pode afetar o cérebro e a medula espinhal de todos os mamíferos, incluindo os cachorros, gatos e humanos. A raiva já foi relatada em todo mundo, exceto no Havaí, e em todo o mundo, exceto na Austrália e na Antártida. Anualmente, a raiva causa a morte de mais de 50.000 humanos e milhões de animais em todo o mundo.
Como meu cachorro contraria a raiva canina?
Uma vez que os cachorros contrariam a raiva o vírus esta em grande quantidade em sua saliva, a doença é transmitida principalmente aos cães através de mordida de um animal infectado. Também pode ser transmitida através de um arranhão ou quando a saliva infectada entra em contato com membranas mucosas ou com uma ferida aberta.
Os portadores mais comuns do vírus da raiva são morcegos, gambás e raposas.
Enquanto muitos acreditam que a síndrome da raiva é uma forma extrema e rara de agressão, há especulações de que ela pode ser um sintoma de agressão relacionada a convulsões. Essas convulsões afetam o comportamento do seu cachorro, especificamente respostas defensivas e predatórias, causando comportamento agressivo.
Sintomas da Raiva em Cachorros:
Muitas vezes, seu cachorro pode ficar agressivo por minutos ou ate mesmo horas de forma totalmente inesperada. Os cachorros podem ainda ficar focados em alguma pessoa, objetos e demonstrar fixação e raiva durante esse episodio.
- Alterações comportamentais
- Depressão
- Agressão descontrolada
- Rosnar para pessoas e objetos
- Morder e quebrar objetos
- Morder a própria boca e dentes
- Espumar pela boca
As convulsões podem ocorrer devido a fatores variados, incluindo: Disposição genética, Tumor cerebral acidente vascular cerebral que pode ocorrer em qualquer cachorro.
Raiva Canina tem Cura?
Cachorros com síndrome da Raiva jamais serão curados, a boa noticia é que essa doença pode ser tratada. Os donos devem estar cientes de que episódios agressivos ainda podem acontecer com seu cachorro.
Talvez seja necessário mudar a maneira como você lida com o seu cachorro se ele tiver adquirido raiva, todos os membros da família precisam entender a condição e aprender a reconhecer que qualquer mudança comportamental que possa sinalizar um evento agressivo com seu cachorro pode ocorrer.
Em alguns casos, quando a agressão não pode ser mais controlada, a eutanásia pode ser considerada.
Vacina Contra Raiva
As vacinas contra a raiva canina devem ser feitas a partir e apenas a partir do sexto mês de vida do filhote. Anualmente é necessário realizar o reforço da vacina, assim você mantem o seu cachorro saudável e livre dessa doença terrível. Essa regra serve também para os gatos que podem contrair a raiva felina.
Fonte: PetCamelo