O final de semana está chegando, e nada melhor do que se juntar aos amigos para jogar truco. Esse jogo une novos amigos, mas também cria diversas inimizades, as gritarias após um blefe mal feito ou os risos após uma partida grande mas com virada de outra dupla.
Apesar de parecer simples, este jogo de cartas possui diferentes táticas para jogar e existem até mesmo federações de truco pelo Brasil, tamanha a sua importância entre o brasileiros. Para os principiantes jogar truco é extremamente difícil, mas existem algumas táticas que podem ajudar.
Selecionamos 7 truques infalíveis para ganhar o jogo de truco:
1- Manipule o adversário
Faça o máximo possível para intimidar o adversário, portanto, seja agressivo. Mesmo que seja blefe, sempre truque gritando, isso pode assustar o adversário e prejudica o desempenho dele durante o resto do jogo.
2- Faça uma leitura completa do adversário
Observe bem a pessoa que joga depois de você. Ela pode dar sinais do que tem, e dessa forma você pode pensar melhor em qual carta você irá jogar. Se o seu adversário tem um três e você tem um dois, com certeza ele vai te cobrir rapidamente, e você pode perder um carta de bom valor para a 2ª e 3ª.
3- Escolha o parceiro perfeito
O Truco é um jogo que precisa ter confiança e química entre os parceiros. É importante que você tenha uma conexão tão grande que ambos consigam se comunicar com um olhar. Seu parceiro também precisa entender o seu modo de jogar. Quando você encontrar o parceiro perfeito, você já tem 50% de chances de ganhar.
4- Conheça os naipes
Decore a parte teórica do jogo para não se confundir e pedir truco com uma carta de ouros nas mãos, mesmo sabendo que seus adversário estejam com outras cartas de números e naipes melhores. Uma dica importante é: sempre lembre-se da ordem 4,5,6,7,Q,J,K,A,2,3 - Ouros , Espadas, Copas e Paus.
5- Nunca aceite todos os trucos
Se você não tem certeza da força de suas cartas ou acha que o outro jogador realmente tem cartas melhores que as suas, fuja da rodada em questão. Só aceite se suas cartas forem realmente boas.
6- Domine a arte dos sinais
Não quer dizer que você precisa saber LIBRAS, mas é muito importante que você e seu parceiro combinem alguns sinais para facilitar durante o jogo. Conheça alguns sinais básicos de todo jogador de truco:
- Piscar um olho: Zap
- Levantar as sombrancelhas: Sete de Copas
- Lingua na bochecha: Espadilha
- Mostrar a lingua: Pica-fumo
- Um ombro: três
- Bater no peito: "Deixa Comigo"
- Balançar a cabeça (de leve!): "Não tenho nada"
- Inflar as bochechas: "Muita carta!" - normalmente duas manilhas na mão.
7- Saiba blefar no momento certo
Primeiramente você precisa ter confiança de si mesmo. Você precisa convencer todos na mesa de que suas cartas são as melhores entre os jogadores, mesmo que não sejam. Portanto, não reclame sobre as suas cartas, não dê nenhum sinal ruim sobre o seu próprio jogo. Se você blefar se maneira convincente, seu adversário não vai pedir truco de repente.
Fonte: Fatos Desconhecidos