Receita de ração caseira 1 _
- Meio quilo de carne moída (ou peixe desfiado,ou frango desfiado)
- Meio quilo da abóbora
- Meio quilo de cenoura ou beterraba
- Um molho de espinafre batido no liquidificador
- Duas xícaras de arroz integral
Misture tudo e cozinhe bem até a abóbora ficar bem mole.
Esta mistura não deve ser congelada e aguenta, em média, 3 dias na geladeira.
"Receita caseira 2"
– Cenoura e chuchu, cozidos e sem casca
– Peito de frango
– Couve
– Se você quiser, pode colocar um pouco de arroz
Passe tudo no liquidificador para formar uma papinha.
Essa receita é ótima e usada por vários criadores de gatos, serve também para recuperar animais debilitados.
A higiene do alimento
Todo gato tem sua própria freqüência de refeições, podendo chegar a várias vezes por dia, sempre divididas em pequenos volumes.
No sentido de respeitar o balanço nutricional das refeições prontas, é essencial não se adicionar nada. Os gatos organizam o espaço em que vivem dividindo-se em pequenas áreas: uma área de alimentação, uma de descanso e uma de higiene para eliminação dos dejetos. A localização das vasilhas de comida e água é muito importante.
Um alimento úmido e enlatado, se oxida no ar rapidamente, fazendo com que o gato perca seu interesse por ele. Para durabilidade é necessário protegê-lo da oxidação.
Dicas
Reforço – Os gatinhos com mais de dez anos tem, normalmente, sua capacidade digestiva diminuída, dificuldades para mastigar, perda de paladar e olfato. Eles precisam de uma alimentação mais mole e atraente, menos fósforos, proteínas de qualidade e boas doses de vitaminas C e E. Se bem cuidado o felino doméstico pode chegar aos 20 anos.
Intestino – Dê óleo mineral de 15 em 15 dias para o gato eliminar com facilidade as fezes e bolos de pelo que se acumulam no intestino. O óleo mineral também deixa o pelo mais brilhante e sedoso. Evite dar doces ao seu felino.(ISSO SÓ DEVE SER FEITO SE SEU GATO FOR MUITO PELUDO)
Filhotes – As gatinhas grávidas, ou em amamentação e os filhotes precisam de alimentação reforçada, ambos necessitam de mais cálcio e vitaminas.
Proteínas – O gato precisa ingerir proteínas para obter os aminoácidos essenciais ao seu crescimento, o bom funcionamento do sistema imunológico e a manutenção da saúde. A carência de aminoácidos como a taurina e a arginina podem provocar vômitos, cegueira e anomalias nos filhotes.