Os chás para emagrecer são um ótimo recurso para completar a dieta, para quem pretende não só emagrecer, como também desinchar e perder barriga, além de serem uma ótima opção caseira e natural.
O chá de gengibre, o chá mate com limão e o chá verde, são alguns dos chás indicados pois ajudam na retenção de líquidos, a saciar o apetite e a aumentar o metabolismo, ajudando na queima de gorduras.
1. Chá de gengibre com abacaxi
O chá de gengibre com abacaxi é ótimo para emagrecer, pois aumenta o metabolismo, ajudando o organismo a gastar mais energia e calorias mesmo quando parado, além de saciar o apetite e ajudar no funcionamento do intestino.
Ingredientes
- Casca de ½ abacaxi;
- Casca de 1 laranja;
- 1 colher (de sopa) de carqueja;
- 1 colher (de sopa) de gengibre;
- 1 litro de água
Modo de preparo
A um litro de água adicione a casca de abacaxi e de laranja e a colher de sopa de gengibre e depois leve ao fogo para ferver durante 3 minutos. Após ferver, desligue o fogo e adicione a carqueja. Por fim, tampe, deixe repousar por 5 minutos e coe antes de beber.
Este chá deve ser bebido ao longo do dia, entre as refeições, e para alcançar melhores resultados, é recomendada fazer uma dieta saudável e exercício físico regularmente.
Contraindicações: o gengibre com abacaxi por ter gengibre em sua composição, não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, sem indicação do médico.
2. Chá verde com amora
O chá verde com amora ajuda a diminuir o apetite, a desinchar o corpo e a diminuir o volume, pois tem propriedades diuréticas, e aumenta o metabolismo do organismo, ajudando o corpo a gastar mais energia e calorias.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de folhas secas de amora;
- 1 colher (de chá) de folhas secas de chá verde.
Modo de preparo
Numa xícara de chá coloque as folhas secas da amora e do chá verde e adicionar 150 ml de água fervente. Tapar, deixar repousar durante 10 minutos e coar antes de beber.
Este chá deve ser bebido antes das refeições principais, como almoço e jantar, durante 2 a 3 semanas.
3. Chá de hibisco com canela
O chá de hibisco com canela é bom para ajudar a emagrecer, pois ajuda na retenção de líquidos, a desinchar o corpo, e aumenta o metabolismo, favorecendo a queima da gordura. Além disso, este chá ajuda também na digestão, por ter canela em sua composição.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de hibisco seco;
- 1 colher (de sopa) de folhas de cavalinha secas;
- 1 pau de canela.
Modo de preparo
A um litro de água fervente adicione as folhas secas de Hibisco e Cavalinha com o pau de Canela e deixe repousar durante 10 minutos. Coe antes de beber.
Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, meia hora antes das principais refeições.
4. Chá mate com limão
O Chá mate com limão aumenta a sensação de saciedade e facilita a queima de gordura, pois aumenta o metabolismo. Além disso, diminui o inchaço e o volume do corpo, pois possui ação diurética que ajuda na retenção de líquidos.
Ingredientes
- 1 ou 2 colheres (de chá) de folhas de chá- mate;
- ½ limão espremido.
Modo de preparo
Numa xícara de chá coloque as folhas secas do chá mate e o meio limão e, depois, adicione 150 ml de água fervente. Tampe e deixe repousar entre 5 a 10 minutos.
Contraindicações: o Chá mate, por ter cafeína em sua composição, não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso não deve ser usado por pacientes com doença cardíaca, úlceras pépticas ou com refluxo gástrico.
5. Chá de feno-grego e alcachofra
Este chá ajuda a saciar o apetite e a soltar o intestino, ajuda a aumentar o metabolismo, favorecendo a queima da gordura, e auxilia na retenção de líquidos, pois ajuda o corpo a desinchar e a perder volume.
Ingredientes
- ½ colher (de chá) de sementes de feno-grego
- 1 colher (de chá) de folhas secas de alcachofra
Modo de preparo
Numa xícara de chá coloque as sementes em pó, a pitada de pimenta e as folhas secas de Alcachofra e, depois, adicione 150 ml de água fervente. Deixe repousar 10 minutos minutos e coe.
Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, entre as refeições.
Contraindicações: o Chá de feno-grego e alcachofra não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, nem por crianças que ainda não tenham atingido a puberdade.
Fonte: Global Geral