Nem mesmo aqueles que já têm alguma experiência ao volante conhecem todas as sutilezas e nuances que facilitam a vida automotiva.
Vamos mostrar como se sentir confortável nas ruas, aprender a evitar situações perigosas e se tornar um motorista seguro.
12. Verifique se o espelho está corretamente ajustado
Se os espelhos laterais estiverem mal ajustados, parte do caminho será um ponto cego, que, como o nome indica, você não poderá ver e, portanto, não conseguirá perceber um veículo na pista ao lado. Para que este ponto não exista, ajuste os espelhos laterais de tal forma que seu carro não seja visível neles, ou que seja visível apenas um pouco. Para verificar se existe um ponto cego ou não, mova o automóvel lentamente para trás perto de outro que esteja parado, olhando para o espelho lateral. Assim que este veículo tiver desaparecido da sua vista, você deverá vê-lo no espelho retrovisor. Esse espelho é configurado de tal forma que o vidro traseiro do carro pode ser visto completamente. Quando tiver ajustado os espelhos, assuma a posição em que se senta frequentemente em frente ao volante.
11. Aprenda a sentir onde estão os pneus
Para aprender a evitar buracos na rua e não arranhar as rodas ao estacionar perto da calçada, será preciso aprender a sentir onde os pneus do carro estão localizados. Para isso, pegue uma garrafa plástica vazia, esmague-a com as pernas e coloque-a no chão. Pratique passando por cima com as rodas dianteira esquerda e direita. Abra a janela para ouvir o barulho da garrafa.
10. Estacione orientando-se com a janela e o espelho
Se você estacionar de frente para a calçada, pare assim que vir a calçada embaixo do espelho lateral. A distância até o meio-fio será mínima e você não arranhará seu carro.
Se você estacionar paralelamente à calçada, precisa tomar cuidado para não arranhar as rodas ou calotas. Cole um pedaço de fita colorida sob o para-brisa. Assim que a linha da calçada coincidir com a marca, pare. Se for estacionar paralelamente ao meio-fio, não ao seu lado, é melhor fazê-lo ao contrário, para que ele fique visível nos espelhos laterais e você não fique perto demais dele.
9. Depois de entrar em uma poça, seque os freios
Diante de qualquer poça, mesmo as menores, freie ligeiramente e, em seguida, mova-se suavemente sem manobrar, acelerar ou frear completamente. Em alta velocidade, a água pode atingir o sistema de partida e o carro irá parar. Além disso, você pode começar a aquaplanar, que é quando a tração desaparece na estrada e o carro desliza na água.
Ao sair de uma grande poça, não desligue o motor, não freie, não acelere e, o principal, seque os freios: a uma velocidade moderada, pressione o freio várias vezes. Devido ao atrito, as pastilhas ficam quentes e a água evapora.
8. Vigie as manobras dos grandes veículos à sua frente
Ao longo do caminho, não observe apenas os carros que estão logo à sua frente, mas também os que vão mais adiante. Vigie os veículos grandes (caminhões, ônibus), seu motoristas veem melhor a situação de estrada. Se, ao mesmo tempo, começarem a evitar uma faixa, provavelmente tenha havido nela um acidente ou alguma outra obstrução, e é melhor que você mude de faixa de antemão.
7. Se o motor não ligar, acenda a luz alta
Às vezes, nas estações frias, o motor não liga na primeira vez. Antes de iniciar, aqueça a bateriaacendendo a luz, o rádio ou o pisca-alerta por um minuto.
6. Durante a noite, baixe o espelho retrovisor
Nem todo mundo sabe que os espelhos retrovisores têm 2 modos: um diurno e um noturno. Para que as luzes que vêm da parte de trás do carro não incomodem, puxe a alavanca sob o espelho e mude sua inclinação.
5. Ligue o ar-condicionado
Mesmo se você não usar o ar-condicionado, por exemplo, na estação fria, ligue-o regularmente por um curto período. Caso contrário, o fluido refrigerante começará a sair e os tubos secarão.
4. Utilize regularmente o freio de estacionamento
Mesmo que você não estacione seu carro em uma ladeira, use regularmente o freio de estacionamento para manter seu estado funcional. Exceto em geadas fortes: em tal clima, é melhor não usar o freio de mão para não congelar as pastilhas.
3. Se o carro na pista ao lado frear, freie você também
Se você vir que o carro que trafega na pista ao seu lado começar a frear, mesmo que pareça que não há nenhum obstáculo, comece a frear. Possivelmente o outro motorista está dando lugar a um pedestre ou um animal atravessando a rua.
2. Não caia nas ilusões da baixa velocidade
Em um caminho reto, a velocidade parece ir à metade do que realmente é. Mas se depois de uma parte da estrada reta você virar a uma velocidade insuficiente, o carro pode derrapar.
© Facebook
Se tiver que virar à esquerda e for dar lugar ao carro que está chegando para estacionar, não se apresse para virar as rodas do carro, isso é perigoso. Elas devem permanecer retas. Se outro carro bater no seu por trás, tendo os pneus virados, você pode acabar invadindo a pista ao lado, onde não será possível evitar a colisão com outros veículos.