Muitos de nós já estamos acostumados a desligar a torneira para que a água não fique correndo enquanto não estamos escovando os dentes ou lavando a louça. Além disso, apagar as luzes ao sair de algum cômodo, mesmo que tenhamos a intenção de voltar em pouco tempo, também já virou costume. No entanto, existem outras coisas que vale a pena verificar em sua casa para reduzir de forma significativa seus gastos. Quem não gostaria de pagar as contas como se existissem 11 meses, e não 12, no ano?
Iremos mostrar neste post alguns dos métodos menos óbvios, mas eficazes, que o ajudarão a não desperdiçar dinheiro.
1. Coloque uma garrafa na caixa acoplada do seu vaso sanitário
© Eliza Cross / Happysimpleliving
Encha uma garrafa de 1,5 litro com água, adicione algumas pedrinhas para ficar pesada e mantê-la em pé e coloque-a na cisterna do vaso sanitário. Assim, seu volume será reduzido e, desta forma, a quantidade de água que será fornecida para o vaso sanitário ao dar a descarga diminuirá. Como resultado, uma família de 3 pessoas pode economizar cerca de 11 metros cúbicos de água por ano.
2. Esvazie o saco do aspirador com mais frequência
© Depositphotos
Quanto mais obstruído estiver o saco que armazena o pó, bem como o filtro de limpeza, mais eletricidade será necessária para realizar a limpeza.
3. Utilize utensílios de cozinha que aquecem rápido
© TounoTouji / Everystockphoto © mali maeder / Pexels
Os utensílios de cozinha feitos de vidro, cobre e alumínio aquecem com mais rapidez e, portanto, exigem menos consumo de energia ao cozinhar. Se não conseguir se desfazer de sua frigideira de ferro fundido favorita, não se esqueça de apagar o fogo 10-15 minutos antes, pois mesmo dessa maneira a temperatura necessária será mantida.
4. Altere a localização do refrigerador
© eeapplen / Everystockphoto © Editor B / Everystockphoto
O ideal é que o refrigerador esteja instalado perto da parede mais fria, longe dos fogões e aquecedores da cozinha. Também é preciso deixar espaço entre a parede e a geladeira. Ao fazer isso, o gasto de energia diminuirá, já que o eletrodoméstico consumirá menos quando for esfriar.
5. Instale uma torneira monocomando
© xandert / Morguefile © Alvimann / Morguefile
Utilizar uma torneira monocomando permitirá que você ajuste a temperatura da água de forma mais rápida, com apenas um toque, o que é uma grande economia a longo prazo.
6. Ferva a quantidade certa de água na chaleira para consumir tudo de uma vez.
© butkaj / Everystockphoto
Se usar a chaleira elétrica, tente colocar para ferver o necessário para o consumo. Dessa forma, irá gastar muito menos energia, além de a água esquentar mais rápido. O mesmo acontece na hora de cozinhar algo: não vale a pena deixar a panela com muita água, coloque apenas a quantidade certa. Desta forma, depois de cozinhar não será necessário descartar essa quantidade de água em excesso, e tudo será cozido em menos tempo.
7. Lave roupa com água fria
© david jones / Freeimages
A lavagem diária feita a baixas temperaturas é melhor: a maior parte da sujeira será lavada de qualquer maneira. Para aquecer a água até 30° C, utilizam-se 4 vezes menos energia do que a 60° C. Além disso, vale a pena reduzir o número de rotações, configurando para que centrifugue de 600 a 800. Desta forma, você não só poupará energia, como também manterá o aspecto dos tecidos.
8. Verifique seu encanamento
© jarmoluk / Pixabay
Para verificar se o vaso sanitário está com algum vazamento, coloque um pouco de corante na cisterna. Para fazer isso, pode ser utilizado suco de beterraba ou um tablete próprio para privada, na cor azul: as manchas que eles produzirem serão removidas facilmente com os produtos normais para lavar o banheiro. Sem dar descarga, observe o vaso: se após 30-40 minutos perceber que ele ficou com uma cor avermelhada ou azulada, já sabe que ocorrem vazamentos. Nesse caso, será necessário chamar um encanador, para não desperdiçar até 18 metros cúbicos de água por ano.
9. Use o lixo
© dogbomb / Everystockphoto © siftnz / Everystockphoto
E mais precisamente, não use o vaso sanitário como se fosse uma lata de lixo, nem jogue qualquer coisa que possa ficar presa ou que seja difícil de lavar ou remover.
10. Limpe as lâmpadas
© Greg Hennigan / Freeimages © dhester / Morguefile
Quando deixamos o bulbo empoeirado, a luz emitida por uma lâmpada reduz de 10-15%. Sendo assim, em vez de acender lâmpadas adicionais à noite, faça a limpeza delas com frequência e reduza o custo em sua casa.
11. Remova a sujeira de eletrodomésticos
© Depositphotos
O calcário incorporado nos elementos que aquecem a caldeira, a máquina de lavar roupa e a máquina de lavar louça reduz a condutividade térmica, o que significa que os dispositivos começam a usar mais energia para aquecer a água até à temperatura necessária.
12. Não use extensões elétricas
© Bru-nO / Pixabay © HutchRock / Pixabay
Qualquer extensão cria mais resistência na rede, o que aumenta o consumo de eletricidade. Portanto, tente conectar os aparelhos elétricos diretamente à tomada, sempre que possível.
13. Use um copo enquanto escova os dentes
© Depositphotos © Depositphotos
Muitos já adquiriram o hábito de desligar a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba. No entanto, será ainda mais econômico encher um copo de água em vez de usar as palmas das mãos. Com esta quantidade, será possível enxaguar a boca e retirar a pasta que fica nos dentes.