Mesmo se você carregar o seu telefone todos os dias – ou duas vezes por dia, como a maioria de nós – você provavelmente não usa tanta eletricidade quanto você pensa. A revista de negócios Forbes calculou quanto realmente custa.
A revista de negócios avalia que um smartphone com uma bateria 1,440mAh padrão (como encontrado no iPhone 5) exigirá 2.000 watts-hora de energia por ano – ou seja 2kWh. No Brasil, os preços do quilowatt-hora giram em torno de 50 centavos, variando de estado para estado, de acordo com a ANEEL. Assim, você gastará 1 real por ano e cerca de 0,0027 centavos por dia.
Se você é um usuário de tablets, por exemplo, isso vai custar um pouco mais. Tablets, por exemplo, têm uma maior capacidade da bateria, mas mesmo assim, ele vai exigir 12kWh por ano, custando em torno de 6 reais por ano. Ou seja, carregar seu tablet custa cerca de 0,016 centavos por dia.
Publicidade
</div> <div id='passback-wbc697f13d3'></div>O preço real de um smartphone
Preocupado com a despesa a longo prazo de possuir um smartphone? Você deveria estar. O site PC World descobriu que, entre os smartphones mais populares no mercado hoje, não há uma grande diferença no custo total de manutenção (preço do dispositivo, contrato de serviço com a operadora e outras despesas). Em dois anos – todos os modelos de smartphones custam cerca de 3.800 reais.