Uma cidade é uma instalação humana permanente e grande. As cidades
geralmente têm sistemas complexos para saneamento, serviços públicos,
uso da terra, habitação e transporte.
A concentração do desenvolvimento facilita muito a interação entre as
pessoas e negócios, às vezes beneficiando ambas as partes no processo,
mas também apresenta desafios para gestão do crescimento urbano. E nesta
seleção estão em destaque as 10 cidades mais antigas do mundo, repletas
de conteúdo interessante histórico e cultural.
10°
Jerusalém, Israel
Um importante centro religioso para religião judaica, cristã, e islâmica, Jerusalém está repleta de história. Alguns dos primeiros habitantes podem ser rastreados para 2.800 a.C., e com uma história tão longa, é seguro dizer que a cidade, como qualquer outra na seleção, passou por muito, incluindo ser sitiada, atacada e capturada várias vezes em toda sua existência.
9°
Atenas, Grécia
A capital e maior cidade na Grécia, Atenas é também, claro, uma das cidades mais antigas do mundo com habitação contínua desde 5.000 a. C, ou aproximadamente 7.000 anos. Uma vez que é uma cidade-estado poderosa e o berço da democracia, os aficionados de história amarão passear ao redor desta cidade, já que é repleta de jóias históricas, com representação de vários impérios como o romano, bizantino e otomano. Enquanto a Grécia tem sofrido nos últimos anos devido à crise econômica, permanece um destino popular com turistas procurando vivenciar a história incrível, arte, culinária e povo que Atenas tem a oferecer.
8°
Rey, Irã
Rey é a cidade mais antiga na província e uma das cidades mais antigas do mundo com evidência que apóia o fato de que habitantes viviam ali em até 6.000 a.C. Imersa na história, a cidade foi mencionada como sendo um lugar sagrado no Avesta, que são as escrituras antigas do Zoroastrismo.
7°
Gaziantep, Turquia
Localizada no sul da Turquia, próxima da fronteira com a Síria, os primeiros habitantes de Gaziantep foram instalados em 3.650 a.C. Também conhecida como Antep, esta cidade oferece aos visitantes muitos lugares históricos a explorar, como a Fortaleza de Gaziantep, e cidadela de Ravanda, ambas das quais foram restauradas no século 6 pelos bizantinos, e as ruínas de Rumkale.
6°
Plovdiv, Bulgária
Uma das cidades habitadas mais antigas da Europa, Plovdiv é a segunda
maior cidade na Bulgária. Habitada desde 4.000 a.C., começando com um
assentamento neolítico, Plovdiv foi conquistada por muitas pessoas ao
longo de sua história, incluindo gregos e romanos, o que é evidente nas
ruínas antigas encontradas em toda a cidade. Alguns dos destaques
incluem o Ancient Stadium of Philippopolis, um antigo nome para Plovdiv, o Anfiteatro Romano, que ainda abriga grandes eventos, e as Ruínas de Eumolpias.
5°
Sídon, Líbano
Sídon, no Líbano é outra cidade com uma longa e rica história. Na realidade, acredita-se que a área foi habitada por volta de 4.000 a.C. ou possivelmente até mais cedo, em torno de 6.000 a.C., e é também amplamente observado que as figuras históricas como Jesus, Alexandre, o Grande visitaram. Localizada ao sul de Beirute, esta cidade fenícia é agora uma das maiores cidades no Líbano e é lar para Sayhad, um porto movimentado.
4°
Faium, Egito
A mais antiga cidade no Egito e uma das mais antigas na África, Faium foi fundada em torno de 4.000 a.C. Localizada aproximadamente 99,7 km a sudoeste de Cairo, Faium é parcialmente localizada em uma área que foi uma vez a cidade antiga de Crocodilopolis, cujos habitantes adoravam um crocodilo sagrado chamado Petsuchos que tinha seu próprio lago de templo. Atualmente há montes que marcam o lugar de “The Crocodile City”, além de Faium ser lar para bazares, mercados, mesquitas e banhos, sendo Faium destaque na seleção das 10 cidades mais antigas do mundo.
3°
Damasco, Síria
Uma das cidades mais antigas do Oriente Médio, Damasco foi fundada no terceiro milênio a.C., e através de locais de escavação, arqueólogos foram capazes de provar que a área foi inicialmente habitada aproximadamente entre 8.000 e 10.000 a.C. Localizada na atual Síria, a cidade é um lugar único como tantas culturas fizeram dela o que é hoje, incluindo elementos do planejamento urbano da cidade grego e romano.
2°
Biblos, Líbano
Outra cidade localizada no atual Líbano, Biblos, originalmente conhecida como Gebal, é uma das cidades fenícias mais antigas, fundada por volta de 5.000 a.C. Situada ao longo da costa do Mediterrâneo, Biblos é o local de onde o alfabeto fenício se espalhou. Atualmente, há muitos lugares que interessarão aos amantes de história, incluindo o Crusader Castle, construído no século 12, e a Necrópole Real Fenícia, que é encontrada próxima ao castelo.
1°
Jericó, Territórios Palestinos
Uma pequena cidade com uma população de 20.000 pessoas, Jericó, localizada nos Territórios da Palestina, acredita-se que seja a mais antiga cidade do mundo. De fato, algumas das primeiras provas arqueológicas da área datam de volta para 11.000 anos a.C. Tendo passado por varias turbulências, incluindo ser destruída e reconstruída mais do que uma vez, Jericó está ainda de pé hoje, oferecendo aos visitantes vários lugares históricos, religiosos para ver como o Monte da Tentação, onde Jesus foi tentado pelo diabo, e Nabi Musa, a área onde acredita-se que esteja o túmulo de Moisés.
Top 10 mais